sexta-feira, 29 de abril de 2011

A festa dos gatos

Minha tia, A., sempre, por ter muitos gatos, teve a vontade de dar uma festas dos gatos. Convidaria os gatos da vizinhança, daria ração aos bichanos, e todos ouviríamos música de gato. Infelizmente, essa festa nunca aconteceu. Curiosamente, porém, esta noite sonhei com ela.

No meu sonho, eu me lembro de que olhava um álbum de fotos da festa dos gatos. Na maioria delas, as imagens se moviam, como pequenos vídeos inscritos no papel. Mas a única de que me lembro com clareza era estática. Nela, eu vi meu pai tocanco guitarra, sorrindo todo gatorão para a câmera; alguém que agora não reconheço num tambor altíssimo, até o peito; e dois gatos, cada um em seu pedestal, cantando, por trás de seus microfones, e sorrindo, como se fossem gente.

Acordei muito bem daquele sonho, com a estranha nostalgia de uma coisa que nunca aconteceu. Obviamente, não se trata de nostalgia, no sentido forte do termo, uma vez que só podemos sentir nostalgia de algo que necessariamente está no nosso passado e portanto aconteceu. Talvez eu chame de saudade. Estou com saudade da terra dos meus sonhos.

4 comentários:

  1. Adorei... a festa dos bichanos... a que nao foi e que causa "nostalgia" que nao é nostalgia porém... o que? Nao existe palavra, nao é... mas eu entendo... saudade do que nao foi... Amei seu Blog. Muito cheio de sensibilidade. Bom ter passado por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Gostei muito do seu também.

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu texto dos bichos. adorei seu blog.vou voltar!

    abraços

    ResponderExcluir